0%
Carregando... Aguarde

Cachorro quente coreano: Como é feito? Receita + 6 dicas!

Alguém mencionou que comeu um cachorro-quente coreano, mas você ficou sem saber do que se tratava e a curiosidade só aumentou?

A primeira coisa que você precisa saber e que posso adiantar, é que se trata de um hot dog no palito, que leva salsicha e queijo. Então, para acabar com essa curiosidade, montei um passo a passo bem prático e fácil.

Confira as sugestões e aprenda os truques para fazer a melhor receita coreana!

Cachorro-quente coreano: passo a passo da receita prática

cachorro quente coreano

Esqueça o formato de cachorro-quente tradicional, ou seja, servido no pão macio, cheio de complementos e molhos extravagantes.

O hot dog lá da Coreia é bem diferente, já que ele é feito no palito. Basicamente, você utiliza salsicha, queijo e uma massa para ajudar na hora de empanar.

Isso mesmo, você vai empanar em uma farinha crocante a salsicha e o queijo já no palito, e levar para fritar. O resultado é um cachorro-quente bem “queijudo” mesmo e deliciosamente crocante. Ficou com água na boca? Veja os ingredientes!

Ingredientes da massa

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo
  • ¾ xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó para bolo

Ingredientes do recheio e para empanar

  • Salsichas para hot dog
  • Queijo muçarela
  • Farinha Panko para empanar (pode ser farinha de rosca também)
  • Açúcar para polvilhar (opcional)
  • Ketchup
  • Mostarda
  • Palitos (tipo palito para espetinho de churrasco)

Passo 1 – Preparando a massa

Quando pensamos nessa mistura inusitada, é comum assumirmos que é algo difícil ou cheio de truques “asiáticos”, mas é bem fácil. O primeiro ponto de atenção, é saber que a massa fica mais espessa mesmo, é normal e não se assuste, tudo bem?

Com isso, coloque em uma tigela grande o ovo e o leite, misture com um fuê até incorporar os dois. Em seguida, coloque o açúcar, o sal, o fermento em pó e a farinha de trigo.

O pulo do gato para a massa tradicional é misturar bem esses ingredientes até ficar uma massa homogênea e lisa. Agora vem uma dica crucial para preparar a etapa de empanar.

Prefira transferir essa massa para um copo alto e estreito ou para uma forma de bolo retangular, tipo bolo inglês e reserve por pelo menos 30 minutos, para desenvolver a massa.

Passo 2 – Montagem do cachorro-quente

Comece cortando a parte pontiaguda do palito, para maior segurança. Depois, deixe os palitos de molho em água por alguns minutos, isso ajuda a reduzir a quantidade de farpas da madeira.

Para o recheio do cachorro-quente, você cortará as salsichas na metade e fará “blocos” de muçarela no mesmo formato e tamanho. Pegue o espeto e espete a metade da salsicha e o bloco de queijo na sequência.

Essa é a disposição tradicional, ou seja, salsicha por baixo e queijo em cima. Porém, você pode usar a criatividade e fazer da sua maneira.

Sendo assim, você pode cortar a salsicha em pedaços menores e usar aquele queijo “nozinho” que já vem em palito, por exemplo, e reserve.

Passo 3 – Empanando corretamente

  1. Pegando por unidade individual, você irá mergulhar o palito na massa.
  2. O truque é girar o palito lá dentro para pegar massa em toda a superfície.
  3. Depois você irá empanar cada hot dog na farinha Panko, assegure de cobrir tudo muito bem.
  4. A ideia aqui é criar uma verdadeira camada externa de massa e farinha, assim, ao fritar o queijo derrete e a salsicha fica no ponto.

DICA EXTRA: se preferir, você também pode passar as unidades na farinha de trigo, isso ajuda a dar um acabamento melhor, mas não é obrigatório. Outro ponto, se você não encontrar a farinha Panko, pode utilizar a farinha de rosca, que dá certo.

Passo 4 – Atenção à fritura do hot dog

A fritura é uma das partes mais importantes, pois é onde você deve ter mais atenção à quantidade e temperatura do óleo. Se você colocar com o óleo frio, pode encharcar o cachorro-quente e se estiver muito quente, queima facilmente.

Para ter certeza de que está fazendo certinho, coloque óleo em uma frigideira de modo que cubra apenas metade do hot dog. Utilize a farinha Panko para saber se está na temperatura certa, ou seja, jogue uns pedacinhos, se fritar, está pronto.

Por fim, coloque no máximo duas unidades por vez, evitando perder a temperatura do óleo. Frite rapidamente de um lado, vire e frite do outro. Retire da frigideira e coloque em papel-toalha para escorrer o excesso.

O último “capricho” é colocar ketchup e mostarda por cima. Prontinho, quando você morder verá o queijo esticando e a salsicha perfeita! De qualquer forma, deixarei o vídeo da receita aqui, caso surjam dúvidas, tudo bem?

6 dicas rápidas para não errar na hora de fazer o hot dog coreano

  1. Respeite as medidas para que a massa saia perfeita.
  2. Você pode substituir a muçarela por outro queijo, como prato e cheddar em pedaço.
  3. Tenha bastante atenção na hora de mergulhar na massa, pois precisa cobrir tudo, do contrário o queijo pode vazar na hora de fritar.
  4. Para mais sabor do empanado, tempere a farinha com ervas finas e pimenta-do-reino, trazendo mais sabor.
  5. Você pode fazer o hot dog apenas com salsicha ou somente queijo.
  6. É possível intercalar o queijo e a salsicha, criando padrões diferentes.

4 opções de cachorro-quente coreano para surpreender no cardápio

Essas 4 sugestões são para realmente variar nos sabores, mostrando que mesmo que o cachorro-quente não seja tão tradicional como o brasileiro, é possível criar novas e incríveis combinações.

  1. Cachorro-quente coreano com casquinha crocante de batata em cubinhos.
  2. Hot dog mais crocante com casquinha feita com macarrão noodles (macarrão do miojo).
  3. Hot dog coreano com linguiça, queijo caseiro e molho picante.
  4. Cachorro-quente com massa de batata, salsicha, presunto e queijo.

Veja todas estas receitas no vídeo abaixo para ajudar a decifrar os detalhes

Ah, antes que me esqueça, o tradicional hot dog coreano de verdade, é finalizado com açúcar. Assim que acaba de fritar e escorrer, eles costumam passar no açúcar para formar uma camada mais doce e equilibrar a fritura, vale experimentar!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!